Search box

O GATINHO GLUTÃO








Era uma vez um gatinho que gostava muito de sardinhas, mas raramente encontrava alguma. Um dia, foi a um mercado ambulante, onde muitos vendedores ofereciam suas mercadorias ao público que passava por ali. Reparou em um homem que vendia peixe e viu uma caixa cheia de sardinhas bem ao seu alcance. transtornado pela fome, começou a vigiar, e, num momento de distração do vendedor, saltou com grande agilidade sobre o balcão arrebatando uma sardinha que se achava exposta. o homem, enfurecido, desatou a correr atrás do gato. mas ele velozmente atravessou um campo aberto e só foi parar quando às margens de um arroio, que corria lentamente entre a pastagem. Em sua límpidas águas, o gato viu algo que o encheu de inveja: outro gato parecia estar perto dele, levando na boca uma sardinha maior que a sua. Como era possível? Não podia admitir!
Sem pensar um só momento, atirou-se á água para pegar a outra sardinha. logo compreendeu que não existia outro gato, nem outra sardinha. Na realidade, havia contemplado a própria imagem, deformada e ampliada, refletida na água. teve que empregar todas as sua forças para salvar-se. A sardinha, porém, havia desaparecido no fundo do riacho.
Aprendeu uma amarga lição: em vez de contentar-se com o certo, deixou-se levar pela ambição e pela gula para obter mais.
Todos devemos pensar nesta história, para não cometermos erros como o gatinho.

Fonte: Uma história por dia