Search box

MÚSICAS DE ROTINA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL



















HORA DA ENTRADA


Bom dia amigo
Bom dia irmão
Abra um sorriso
E cante esta canção
Borão, borão, borão
As flores no campo
As nuvens no céu
As águas nos rios
E um barco de papel
Mas venha comigo
E me dê a sua mão
Viva essa vida
Com amor no coração
Borão, borão, borão

   ------

 
Bom dia minha gente trá-lá-lá-lá
Acabamos de chegar trá-lá-lá-lá
Quem tiver coração triste
Que se alegre pra cantar
Pois estamos na escola
Nossa vida é estudar

(Ritmo: música Fui no Tororó)
   ------


Bom dia , coleguinha como vai?
Bom dia coleguinha como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos.
Bom dia, coleguinha, como vai?

( Ritmo: música: Se você está feliz)
   ------


-Oh (nome do aluno), oh (nome do aluno)Onde estás?
- Aqui estou!
-Vamos dar bom dia, vamos dar bom dia.
- Como vai?
- Eu vou bem.
- Eu também.

(Ritmo:música: Frére Jaques)
    ------

Já cheguei à minha escola
Vou a todos cumprimentar
Muitas coisas interessantes
Vou fazer e aprender

Simone Braga
Música: Terezinha de Jesus
   ------

Boa tarde, coleguinhas
como é bom estar na escola
Eu estava com saudades
é tão bom te ver agora.
Simone Braga
Música: Pirulito que bate, bate
   ------

Quando chego á minha escola
Alegre e sorridente
Vejo todos os coleguinhas
Que também estão contentes.
Eu abraço a professora
Que me espera para entrar
E depois fico nas escola
Para brincar e estudar.

Simone Braga
Música: Terezinha de Jesus

 HORA DA HIGIENE

Sai a água da torneira
Faz espuma com sabão
Pra comer a comidinha
Vou lavar as minhas mãos

(Ritmo: música Ciranda cirandinha)

   ------

Uma
Lava outra, lava uma
Lava outra, lava uma mão
Lava outra mão, lava uma mão
Lava outra mão
Lava uma

Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira

Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira
Lava uma (mão), lava outra (mão)
Lava uma, lava outra (mão)
Lava uma


A doença vai embora junto com a sujeira
Verme, bactéria, mando embora embaixo da torneira
Água uma, água outra
Água uma (mão), água outra
Água uma

A segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira
Na beira da pia, tanque, bica, bacia, banheira
Lava uma mão, mão, mão, mão
Água uma mão, lava outra mão
Lava uma mão
Lava outra, lava uma

(Arnaldo Antunes)
     ------

Meus dentinhos
Eu escovo...vo...
Porque isso...so...
É legal...gal...gal....
Quem escova... va...
Se previne... ne...
E garante... E garante...
Saúde Bucal... cal... cal...

(Ritmo: música Atirei o pau no gato)
(Waldirene D. Mendonça)








HORA DO LANCHE

È hora de lanchar, é hora de alegria.
È só acompanhar o que diz a melodia.
Vamos comer:
“nham, Nham, nham nham nham”.
Vamos beber:
Glu, glu,glu, glu.

   ------

Meu lanchinho, meu lanchinho.
Vou comer, vou comer.
Pra ficar fortinho, pra ficar fortinho.
E crescer, e crescer.
Quem não come, quem não come.
Passa mal, passa mal.
Fica doente, fica doente.
E vai pro hospital.
Comer mingau.

   ------


Já lavei minhas mãos
Elas já estão limpinhas…
Vou lanchar bem direitinho
O meu lanche gostosinho.

Papai do céu abençoe
Esta minha merendinha.
Muito Obrigado Papai do céu
Por eu Tê-la todo dia
Simone Braga
Música: Ciranda Cirandinha
   ------

Roda,roda roda
Pé, pé, pé
Roda, roda, roda
Um lanchinho quem não quer?
Um lanchinho é tão gostoso...
Gostoso um lanchinho é.
Um lanchinho é tão gostoso
Que todo mundo quer.
Palma, palma, palma.
Pé, pé, pé.
Roda, roda, roda.
Um lanchinho é que
é.

(Ritmo:música Carangueijo)


FILA PARA ENTRAR OU SAIR DA SALA

Vamos agora

Viajar de trem
Tchi, tchi, tchi, tcha.
É bom viajar de trem!

(As crianças colocam a mão na orelha)


Tchi, tchi, tchi, tcha.
Tchi, tchi, tchi, tcha.
Tchi, tchi, tchi, tcha.
É bom viajar de trem!

(Neste momento, as crianças dão uma requebradinha.)

Vamos agora
Viajar de trem
Tchi, tchi, tchi, tcha.
É bom viajar de trem!
(Parando agora, pondo a mão na cintura)
Tchi, tchi, tchi, tcha.
Tchi, tchi, tchi, tcha.

Tchi, tchi, tchi, tcha.    
É bom viajar de trem!
(Neste momento, as crianças dão uma requebradinha.)
Simone Braga
Música: Marcha soldado
Variações: mãos na cabeça, mãos no joelho,mãos no ombro, etc.






 HORA DA HISTÓRIA

1ª VERSÃO
Sapatinho de veludo
Nesta sala vai entrar
Vamos ficar caladinhos
Que a história vai começar.

(ritmo: música Terezinha de Jesus)
   ------

2ª versão
Sapatinho de veludo
Uma história vou contar
Ficaremos bem quietinhos
Para a história escutar.
(ritmo: música Terezinha de Jesus)
   ------



E agora minha gente
Uma história vou contar
Uma história bem bonita
Todo mundo vai gostar.
Rê, rê, rê.
Rá, rá, rá.
Nos livrinhos encantados
Tudo pode acontecer.
Vamos ficar bem quietinhos
Para a história aprender.
Rê, rê, rê.
Rá, rá, rá
E agora minha gente
Que a história terminou

Batam palmas bem contentes
Batam palmas quem gostou
Rê, rê, rê.
Rá, rá, rá

   ------

E agora uma história
A professora vai contar.
Com alegria e atenção,
Vou ouvir e vou gostar.

Simone Braga
Música: Terezinha de Jesus
   ------

Eu vou te contar uma história, agora, atenção!
Que começa aqui no meio da palma da tua mão
Bem no meio tem uma linha ligada ao coração
Quem sabia dessa história antes mesmo da canção?
Dá tua mão, dá tua mão, dá tua mão, dá tua mão.

(Palavra Cantada)
   ------

Ouço o barulho do mosquitinho
e as batidas do meu coraçãozinho
Fecho a boquinha e tranco com a chavinha
.Xiiiiii!







GUARDAR OS BRINQUEDOS


Está na hora de guardar
Não adianta reclamar
Está na hora de guardar
Vamos todos ajudar

( Ritmo: musica: Ciranda cirandinha)
   ------

Está na hora, está na hora,De guardar os brinquedinhos! 
Vamos juntos, vamos juntos,
Deixar tudo arrumadinho!








HORA DA SAÍDA

Criança Feliz, feliz a cantar
Que pena que a aula já vai acabar
Brinquedos guardados
mochilas arrumada
Um beijo na professoraaaaaa,
Tchau criançada

 (Ritmo: Música Criança feliz)
   ------


E agora, e agora
Está na hora de ir embora
Vou deixar a minha escola
E amanhã estou de volta
Mamãe está me esperando
O Papai também está,
Não fique triste, professora,
Amanhã eu vou voltar

Simone Braga
Música: Pirulito que bate, bate


 ------

Quem ajuda
A nossa sala organizar
Os brinquedos espalhados
Guardaremos no lugar.

Ó turminha! Ó turminha!
Vamos juntos arrumar
A nossa salinha
Para linda ficar.

Professora, Professora
Já está tudo pronto
Só nos resta esperar
A hora de ir embora.

Simone Braga e Djenane Alves
Música: Parabéns pra vocês